quarta-feira, 11 de junho de 2014

SAN MIGUEL DE ALLENDE, CIDADE CHARMOSA

Na manhã do dia 25 de maio (domingo), seguimos para San Miguel de Allende, uma charmosa cidade em estilo colonial que caiu no gosto dos americanos para estudar o espanhol e pelo ritmo de vida relaxado. Fundada San Miguel, em 1542, foi renomeada em homenagem ao “seu filho mais ilustre”, Ignacio Allende, o herói nacional que lutou contra os espanhóis e deu a vida – literalmente – pela independência do México.

Ao chegarmos, num mirante próximo, avistamos os casarios. Mais de perto, percebemos como estão preservados e predominantemente pintados de amarelo, laranja ou vermelho (bem ao estilo mexicano), onde raramente aparecem outras cores.

Enquanto estudávamos onde ficaríamos, apareceu Juan e sua filha Hanna, numa moto com side car. Disse que adora viajar, que sonha ter um motor home e ofereceu ajuda. Ligou para o camping e combinou com o dono um encontro na praça da Igreja de San Antonio. Estávamos bem próximos e logo chegamos ao Trailer Park, bem localizado, com estrutura e outros motor homes estacionados.

Juan fez questão de nos levar à noite junto com sua família para comer tacos aonde turista não vai – normalmente, são os melhores lugares. Ficamos combinados de jantar.

Saímos para conhecer a pitoresca cidade, passeamos pelo centro histórico cujo “point” é El Jardin, ou Plaza Principal, onde também tem La Parroquia de San Miguel Arcángel, igreja com bela fachada e torre em estilo gótico.

Voltamos ao camping para aguardar o jantar. No horário combinado, chega Juan, sua esposa Grisel e suas filhas Paulina, de 13 anos, Iskra, de 11 anos, e a já conhecida caçula Hanna, de 5 anos. Caminhamos até o simples restaurante com mesas externas, onde ficamos, e saboreamos os tacos e “águas frescas”, os nossos refrescos. Tudo maravilhoso!

Juan, sempre à disposição, sugeriu nos encontrar no dia seguinte para dar dicas sobre o México durante o café da manhã. Disse que nos levaria num lugar que já virou comum tanto de turistas quanto de locais, naturais ou não. Topamos!

Na manhã do dia 26 de maio (segunda-feira), fomos ao Café Monet, um reduto predominantemente de americanos. Deu muitas dicas, muitos mapas e nos convidou para jantar em sua casa. Além disso, falou também de um mecânico de confiança para, caso fosse necessário, fazer algum reparo nos carros. Fomos ao encontro do simpático Luis, que nos acompanhou até o camping. Após alguns apertos e ajustes, os carros voltaram a ficar 100%.

Depois do almoço, pegamos o ônibus turístico para conhecer a cidade. Esse não era vermelho nem tinha dois andares, como os anteriores. Parecia um bonde com bancos de madeira e sem espaço para as pernas de gente comprida como nós. Ops, menos de uma! Além disso, ficou lotado com pessoas sentadas em banquinhos no corredor. Mas, a simpatia do guia e a beleza da cidade fizeram o passeio valer a pena.

À noite, Grisel veio nos buscar enquanto Juan preparava o churrasco. Casal Jack agradeceu o convite, mas preferiu ficar descansando e curtindo o Jack.

Juan é um excelente cozinheiro! Casal Gato teve um maravilhoso jantar e ótimo papo. Uma noite muito agradável!

1. Estou indo pra lá semana que vem! Espero que supere todas minhas expectativas!