terça-feira, 3 de junho de 2014

CHOLULA E SUAS DIFERENTES E INTERESSANTES RUÍNAS

Na manhã do dia 20 de maio (terça-feira), em estrada com obra, sinuosa sem ser perigosa, subimos mais de 1.000m de altitude, já que Ixtaczoquitlan (de novo, para treinar) fica a 1.150m e Cholula, a 2.179m.

Cholula é um dos 83 Pueblos Mágicos do México, lugares que foram reconhecidos por sua beleza e importância histórica.

Chegando a Cholula...

Fomos logo procurar o camping, que aqui tem o nome de Trailer Park. Este fica a uns 2 km do Centro, mas é bem conveniente com água e energia incluídas e lavanderia do outro lado da rua. Deixamos roupas para lavar e fomos almoçar.

Almoçamos em restaurante no Zócalo, que nada mais é do que uma grande praça.

B e R esperando, A às gargalhadas e K quase não chega a tempo...

Passeando em Cholula...

São grilos... Ninguém experimentou...
Cholula tem a Pirâmide Tepanapa, a mais larga já construída, com sua base medindo 350m x 350m, mas não a mais alta por ter apenas 66m. Soterrada quase que totalmente, tem no seu topo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, de onde se tem uma vista de 360° da cidade com suas 70 igrejas, que pudemos apreciar depois do almoço.

BRAK "marcando" o muro do Santuário
No dia seguinte, 21 de maio (quarta-feira), fizemos uma visita guiada pelo Sr. Paulino ao interior da pirâmide, grande parte através de túneis cavados pelos arqueólogos há cerca de 80 anos. Muito interessante, pois são três pirâmides sobrepostas na mesma base, erigidas ao longo dos séculos cuja primeira base tem 2.500 anos!

A última, depois de concluída, foi abandonada por falta d'água e uma grande peste que assolou a região.

Segundo o guia, Cholula chegou a ter mais de 100 mil habitantes. Quando os espanhóis chegaram, por volta de 1520, a pirâmide já estava soterrada, nada mais era que uma colina, e fincaram uma cruz no topo onde hoje se encontra o Santuário.