domingo, 7 de setembro de 2014

O SULFUROSO E BORBULHANTE YELLOWSTONE NATIONAL PARK

O Yellowstone National Park é o parque nacional mais antigo no mundo, inaugurado em 1° de março de 1872, e cobre uma área de quase 9 mil km².





O parque é famoso por seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, na qual se incluem ursos, lobos, bisontes (bisões), alces e outros animais.
















O gêiser mais famoso do mundo, denominado Old Faithful, encontra-se neste parque, e a cada 91 minutos (mais ou menos) “faz” seu espetáculo.




Muito antes de haver presença humana em Yellowstone, uma grande erupção vulcânica ejetou um volume imenso de cinza vulcânica que cobriu todo o oeste dos EUA, a maior parte do centro-oeste, o norte do México e algumas áreas da costa leste do Oceano Pacífico.

Yellowstone registou três grandes eventos eruptivos nos últimos 2,2 milhões de anos, o último dos quais ocorreu há 640 mil anos. Estas erupções são as de maiores proporções ocorridas na Terra durante esse período de tempo, provocando alterações no clima nos períodos posteriores à sua ocorrência. Ou seja, Yellowstone situa-se no “topo de um supervulcão”.

Os primeiros exploradores chamaram a Yellowstone “o lugar onde o inferno borbulha à superfície”, um lugar de “fogo e enxofre”.




























Um comentário:

  1. Rolou uma sauninha nesse local quentinho? E que quedas d'água maravilhosas. Ao vivo deve ser lindo demais. Beijos nessa equipe BRAK.

    ResponderExcluir