terça-feira, 23 de setembro de 2014

A "GELADA" MONTRÉAL

No mesmo dia de Montebello, seguimos para Montreal e nos hospedamos no Koa Campground por 3 dias.

No primeiro dia, com muita chuva, resolvemos fazer “serviços de manutenção e domésticos”: troca de óleo dos carros e lavagem de roupa.

Nos segundo e terceiro dias, com o tempo nublado e frio, muito frio, fomos passear todos bem agasalhados.

Contratamos o ônibus turístico vermelho de dois andares, tradicional e ótima opção para cidades maiores, com 10 paradas onde se pode descer e visitar a atração e depois subir no próximo.

Do camping até o ponto inicial no centro da cidade, fomos de van.

Resolvemos dar a volta completa em aproximadamente 2 horas. Mas, com muito frio, descemos na 7ª parada, chamada de “Oratoire Saint-Joseph Oratory”. Engraçado como aqui tudo é escrito em francês e inglês! Aliás, desde a estrada já havíamos observado isso com as placas de sinalização, todas escritas em ambas as línguas.

É uma bela obra sobre a colina. Entramos na cripta da igreja escavada no subsolo, com velas acesas, muletas dispensadas, imagem de Nossa Senhora e tumba do Irmão André, devoto de São José, foi o idealizador e incentivador da construção do Oratório, que é o maior do mundo dedicado ao santo padroeiro da família.

Depois, subimos para a Basílica. Que bela!

E assim que chegamos, o imenso órgão “deu alguns acordes e começou a tocar”. “Arrepiou a alma”! Que belo!

Ainda visitamos a casa do Irmão André sobre a pequena capela onde o sonho do Oratório começou.

Depois do almoço no refeitório da igreja, pegamos o ônibus turístico e descemos na parada seguinte, “Parc Mont-Royal Park” – as 2 línguas de novo! – e visitamos o Belvédère Kondiaronk.

No próximo ônibus, paramos no Belvédère Camillien Houde, descemos, tiramos fotos e voltamos para completar o circuito.

No dia seguinte, ainda frio, antes de pegarmos o ônibus turístico na Praça Dorchester, visitamos a bonita Basilique Marie-Reine-Du-Monde Cathédrale.

Do ônibus, descemos na 1ª parada “Vieux Montréal – Old Montreal” para visitarmos a “Basilique Notre-Dame Basilica”.

Quando saímos estava chovendo e não fomos muito longe. Paramos para almoçar e tomar um café expresso.

Pegamos o ônibus turístico até a 4ª parada, “Quartier Latin Quarter”, para experimentarmos os chocolates da “Juliette et Chocolat”, dica da Janaína, filha do Casal Jack. Realmente, gostoso e maravilhoso! Valeu!

Com tanto deleite, por pouco não perdemos a van de volta ao camping.

Corremos muito para pegar o Metrô, corremos dentro da estação destino (Pells), que dá dentro do shopping subterrâneo, tradicional e necessário por causa do inverno rigoroso, e corremos pelas ruas. O motorista e os demais passageiros nos aguardavam. Mas, chegamos faltando 1 minuto para o horário combinado. Ufa!

1. Humm, esse chocolat quase lhes custou a volta de van, hein...
    E os onibus do city tou são bem bonitos, gostei! Janaína