terça-feira, 26 de agosto de 2014

VISITANDO O SUL DO ALASCA: SEWARD, HOMER E VALDEZ

No dia 20 de julho (domingo), passamos por Anchorage e seguimos direção sul para Seward, na costa leste da Kenai Peninsula.

Depois da Parks Highway e da Glenn Highway, pegamos a bonita Seward Highway, que beira o Turnagain Arm e é acompanhada pela The Alaska Railroad, a estrada de ferro que vai de Fairbanks à Seward. Também deve ter um belo visual esse passeio.

Na Portage Highway, avistamos 3 glaciares: Explorer Glacier, Middle Glacier e Byron Glacier.

Seguimos em direção ao Visitor Center, que beira o Portage Lake e ao fundo o Burns Glacier.

Depois disso, seguimos para Whittier, uma cidade portuária criada durante a Segunda Guerra Mundial para servir de distribuição do petróleo e desembarque de cargas e tropas. O acesso é feito por um túnel com pedágio de aproximadamente 4 km, denominado Anton Anderson Memorial Tunnel. Originalmente, era utilizado apenas por trens. Hoje, carros e motos também o utilizam. Mas, devido a sua largura, o trafego passa numa única direção, alternando o sentido a cada 30 minutos.

Fotos feitas, fizemos o caminho inverso para retomar à Seward Highway. Em Seward, depois do jantar, mais fotos.

Pernoitamos no Stoney Creek RV Park, em Seward.

No dia seguinte, dia 21 de julho (segunda-feira), fizemos um cruzeiro pelo Kenai Fjords National Park, aonde vimos uma grande variedade de fauna marinha e avistamos o Bear Glacier. Fizemos uma parada para o almoço na Fox Island, uma praia de águas claras, mas de pedras.

Voltamos e pernoitamos no mesmo RV Park. Antes, visitamos o Exit Glacier.

No dia 22 de julho (terça-feira), visitamos Homer que tem uma estreita e longa faixa de terra, que parece uma "península", chamada de Homer Spit. Possui um porto de águas profundas e é o centro de atividade da cidade.

Em 1964, após um terremoto, Homer Spit afundou, aproximadamente, 1,5 m e algumas construções tiveram de ser removidas.

Dormimos no Oceanview RV Park.

No dia 23 de julho (quarta-feira), voltamos à Anchorage porque a Diana iniciaria o retorno ao Brasil no dia 24 de julho (quinta-feira) e dormimos no Creekwood Inn RV Park, o mesmo da ida.

No dia 25 de julho (sexta-feira), conforme combinado em Fairbanks, jantamos com João e Maria. Foi muito agradável e nos despedimos com a esperança de nos reencontrarmos no Brasil.

Dormimos no mesmo RV Park.

No dia 26 de julho (sábado), seguimos para Valdez, a cidade onde em seu porto, após percorrer aproximadamente 1.280 km desde Deadhorse/Prudhoe Bay, o Pipeline termina. No caminho, belas paisagens.

Até 1964, Valdez era localizada, aproximadamente, 6 km a leste de sua localização atual. Naquele ano, o mais destrutivo terremoto do centro sul do Alasca, de 9,2 na Escala Richter, destruiu Valdez. Por conta disso, os engenheiros das Forças Armadas determinaram a mudança de localização da cidade.

Dormimos no Bayside RV Park.