Henry Ford (1863-1947) foi o fundador da Ford e o “pai” da
linha de montagem moderna.
No
auge de sua fortuna e poder, ele comprou um terreno gigantesco em Dearborn, cidade
vizinha a Detroit, Michigan, e começou a construir o vasto complexo conhecido como “The Henry Ford”, cujas estrelas são Henry Ford Museum e Greenfield Village.
Dentro de um enorme salão de exposições de três
hectares, o Henry Ford Museum inclui desde uma das maiores locomotivas a vapor
já construídas – The 1941 Allegheny - até uma coleção de carros que traça a
evolução completa do automóvel e seu efeito na sociedade, inclusive limusines
presidenciais.
A céu aberto está a Greenfield Village, com 33
hectares e alguns dos edifícios históricos mais significativos dos EUA, incluindo
o laboratório de Thomas Edison (o inventor da luz elétrica, da máquina
fotográfica, do telégrafo e do gramofone, entre outros), a casa de Webster
(onde ele escreveu o primeiro dicionário Webster), a loja e oficina dos irmãos
Wright (que são reconhecidos oficialmente nos EUA como os inventores do avião),
a casa da fazenda da família Firestone (dos pneus), o tribunal onde Abraham
Lincoln trabalhou, a casa de H. J. Heinz, criador do ketchup mais famoso dos
EUA, entre outros. Tudo trazido de sua origem e meticulosamente reconstruído um
a um tornando Greenfield Village uma verdadeira minicidade histórica, aberta à
visitação.
Henry
Ford também trouxe a casa onde nasceu e cresceu. Filho de pai
trabalhador rural e mãe dona de casa, primogênito de uma família de 5 filhos
sempre foi curioso e atento às conversas dos adultos na sua sala de estar.
Naquela época, criança não falava, não opinava. Mas, o pequeno Henry escutava,
observava e pensava muito. Gostava de desmontar e remontar relógios apenas para
ver – e aprender - como funcionavam.
A
primeira fábrica da Ford também foi transferida para o local e o Modelo T está
à disposição dos visitantes para um passeio ao lado de um motorista com trajes
da época. Incrível que esses carros ainda funcionam!
Curiosidades
sobre o Modelo T:
-
Foi o primeiro Ford produzido em série;
-
De 1908 a 1927 foram produzidas 15.007.003 unidades;
-
Até 1914, foi fabricado em cores de acordo com a preferência dos
consumidores, e em 1915, ficou célebre uma controvertida frase de Henry Ford: “O
carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.”;
-
Em 1908, ano do lançamento, custava US$ 850 e em 1927, último ano de
fabricação, US$ 290;
-
O objetivo de Henry Ford era um carro que qualquer pessoa pudesse comprar para
ir ao trabalho ou lazer, inclusive seus funcionários;
-
O recorde de quase 20 anos de produção e mais de 15 milhões de unidades
produzidas só foi superado em 1972 pelo Fusca.
Isso é que é cultura. Vontade de deixar para os outros o que eles gostavam e cultuavam. Maravilha. Se o Ary estivesse aí, com certeza, iria estar nesse passeio do Fordeco. Bjs
ResponderExcluir