domingo, 5 de outubro de 2014

NEW YORK, UMA CIDADE “SUPERLATIVA”

Mais uma vez, em se tratando de cidade grande, nos hospedamos “nas proximidades”. Desta vez, em Jersey City, no Liberty Harbor RV Park. Jersey City fica em New Jersey, cidade vizinha a New York, separada pelo Hudson River. Ficamos 4 dias por lá e nos deslocamos de transporte público.



New York é a cidade mais populosa dos EUA com 8,3 milhões de pessoas (Censo 2010) e é dividida em 5 distritos cujo mais importante e mais antigo é Manhattan, que é uma ilha circundada por 2 rios, o East River e o Hudson River.



Lá estão 99% dos pontos turísticos visitados por quase 10 milhões de pessoas por ano: MoMa (Museum of Modern Art), Times Square, Broadway, Central Park, Empire State Building, Rockefeller Center, Wall Street, Union Plaza, 9/11 Memorial & Museum, Dakota Building, Brooklyn Bridge, St. Patrick Church, Grand Station, entre outros.

St. Patrick Church


Grand Station


O Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), mais conhecido como MoMA, é um museu fundado em 1919 como uma instituição educacional. Atualmente, é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo. Inicialmente, o museu mantinha 8 pinturas e 1 desenho. Hoje, conserva mais de 150 mil pinturas, esculturas, desenhos, imagens, fotografias e peças de design. Além disso, contém uma livraria e um arquivo com cerca de 305 mil livros de mais de 70 mil artistas.








A Times Square, “o lugar mais iluminado do mundo”, é uma área comercial onde todos os prédios são obrigados a instalar letreiros luminosos para publicidade. Significa "Praça do Tempo". Por isso, uma “bola do tempo” tem sido usada, desde 1908, para as celebrações da véspera de Ano Novo em Nova Iorque, onde uma bola de cristal iluminada localizada em um poste no topo de um prédio desce por um mastro para sinalizar, à meia-noite, a chegada do novo ano. A festa conta com a presença de milhares de pessoas e tem shows de música, fogos de artifício e chuva de papéis picados. A Broadway (via larga em inglês) é uma avenida que atravessa a Times Square e é muito famosa pelos seus 43 teatros que exibem superproduções de musicais, que muitas vezes ficam em cartaz durante anos.



O Central Park é um grande parque dentro da cidade, possui uma área de 3,410 km² (341 hectares), foi inaugurado em 1857 e é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande “floresta de arranha-céus” existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético para sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta, brincar com as crianças ou simplesmente curtir o local.








O Empire State Building é um arranha-céu de 381 metros de altura com 102 andares de estilo Art Déco. Foi considerada uma das estruturas mais altas do mundo por mais de quarenta anos, desde a sua conclusão em 1931 até a construção da Torre Norte do World Trade Center, concluída em 1972. Possui 365 mil toneladas e 73 elevadores. As luzes mudam de acordo com o dia e datas comemorativas. Também ficou famoso com a célebre cena do King Kong agarrado na torre tentando pegar os aviões que o atacavam.



O Rockefeller Center ou Rockefeller Plaza é um complexo de 19 edifícios comerciais que ocupam uma área de 89 mil m², construído pela família Rockefeller. É uma das principais atrações turísticas especialmente no inverno, quando a praça principal do complexo está decorada com uma grande Árvore de Natal e sua praça central transforma-se numa grande pista de patinação. O "Atlas", uma estátua de bronze, inaugurada em 1937, representa o titã Atlas segurando a abóbada celeste, conforme a lenda. A estátua possui quase 5 m de altura, enquanto a obra inteira alcança os quase 14 m, e chega a pesar cerca de 7 toneladas.


A Wall Street é uma rua considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante do mundo. “Lar” do Charging Bull, o famoso touro de Wall Street, também conhecido como Wall Street Bull ou Bowling Green Bull, é uma escultura em bronze feita por Arturo Di Modica, que pesa 3.200 quilos. Representa o otimismo financeiro e a prosperidade de Wall Street. Achamos que estava "querendo fugir", pois estava vigiado e cercado!


A Union Plaza abriga uma feira “colorida” com frutas, legumes, flores e tem algumas esculturas.





O 9/11 Memorial foi inaugurado em 2011, 10º aniversário do ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center. Cascatas de 9 metros desaguam nas duas piscinas, montadas nos locais originais, e desembocam em um vazio central. Os nomes das quase 3 mil vítimas estão escritos nos parapeitos ao redor das mesmas. Como um tributo, são colocadas rosas brancas sobre os nomes das vítimas em seus aniversários.






O 9/11 Museum, inaugurado em 2014, é um edifício geométrico, de janelas espelhadas e construído ao lado das piscinas do Memorial. Parece modesto, comparado aos vizinhos arranha-céus, mas sua essência está no subterrâneo a 20 metros de profundidade, onde antes eram os alicerces das antigas torres. Na entrada, um mapa detalha o trajeto dos quatro aviões sequestrados por terroristas suicidas. Duas dessas aeronaves se chocaram contra as torres, levando a seu desabamento. Mais abaixo, vários artefatos, entre eles, uma enorme coluna de ferro da antiga construção, as escadas de uma rua vizinha, pela qual muitas pessoas escaparam, um carro de bombeiros deformado, além dos escombros das torres.





O Dakota Building é um edifício construído no século XIX em estilo Art Nouveau e era residência de John Lennon (cantor e compositor dos Beatles) de 1973 até seu assassinato, em 1980, no local. Após sua morte, foi criado um memorial chamado Strawberry Fields Forever no Central Park, em frente ao Dakota. Nomeado com uma das músicas favoritas de Lennon, gravada em 1966, o título vem de um orfanato em Liverpool, Inglaterra, onde ele costumava brincar com as crianças. Inaugurado em 1985, tem um mosaico em preto-e-branco que traz a palavra Imagine, outra canção de Lennon.



A Brooklyn Bridge é considerada uma das mais antigas pontes suspensas nos EUA, com 1.834 metros. Ao ser finalizada, em 1883, era a maior ponte suspensa do mundo e a primeira a utilizar cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de Nova Iorque.






À aproximadamente 2 km de Manhattan, na Liberty Island, visitamos a Liberty Statue (Estátua da Liberdade). É um monumento com altura total de 92,9 m (46 m só a estátua) e mais de 24 mil toneladas (28 de cobre, 113 de aço e o restante, cimento no pedestal), inaugurado em 1886, presenteado pela França em comemoração ao centenário da assinatura da Declaração de Independência dos EUA. São 167 degraus da entrada até o topo do pedestal, mais 168 até a cabeça e por fim outros 54 degraus até a tocha (total de 389 degraus). Por ter sido construída em cobre, originalmente a estátua apresentava coloração dourada. Entretanto, devido a uma série de reações químicas ao longo do tempo, sais de cobre (zinabre) foram formados sobre sua superfície, o que lhe conferiu a atual tonalidade verde-azulada.















Um comentário:

  1. Interessante ver as fotos, pois, por mais que você já tenha visitado a cidade, sempre surgem lugares e olhares totalmente novos. Já chegamos a Punta Arenas, agora falta pouco para o Ushuaia! "Vamo que vamo"!!

    ResponderExcluir